sexta-feira, 16 de março de 2012

UNIDADE DE CONTROLO

A UNIDADE DE CONTROLO (UC) É RESPONSÁVEL PELA TAREFA DE CONTROLO DAS ACÇẼS QUE SÃO REALIZADAS PELO COMPUTADOR, COMANDANDO TODOS OS OUTROS COMPONENTES.

OU SEJA GERA TODOS OS SINAIS QUE CONTROLAM AS OPERAÇÕES NO EXTERIOR DO CPU, DANDO TODAS AS IFORMAÇÕES PARA O BOM FUNCIONAMENTO INTERNO DO CPU COMO APOIO E COLABORAÇÃO DE UMA OUTRA ESTRUTURA/ACTOR (o descodificador de insturções).

ESTA UNIDADE EXECUTA TRẼS ACÇÕES BÁSICAS INTRÍNSECAS E PRÉ-PROGRAMADAS PELO PRÓPRIO FABRICANTE DO PROCESSADOR QUE SÃO:

FETCH
DESCODIFICAÇÃO
EXECUÇÃO

AO INICIAR A SUA OPERAÇÃO, REALIZA UM OPERAÇÃO CÍCLICA, TENDO EM BASE ESSAS TRÊS ACÇÕES.

DEPENDENDO O TIPO DE PROCESSADOR, A UNIDADE DE CONTROLO PODE SER FIXA OU PROGRAMÁVEL. A FIXA É AQUELA UNIDADE QUE JÁ VEM COM TODO O CONJUNTO DE INSTRUÇÕES PROGRAMADAS NUMA PLA QUE É FEITA PELO FABRICANTE DENTRO DA UC.
POR EX: MICROPORCESSADORES 8080/8085/Z80/6800/6502 , POSSUEM UNIDADE DE CONTROLO FIXA E A PROGRAMÁVEL PODE SER VISTO NOS PROCESSADORES CONHECIDS COMO BIT SLICING (é uma técinca para a construção de um processador de módulos de menor largura de bits. Cada componente processa um campo de bits de um operador e os componentes de processamento agrupados tem a capacidade de processar o escolhido completa a palavra de comprimento de um projecto de software específico.), ESSA ARQUITECTURA PERMITE A CONSTRUÇÃO DAS PARTES DO COPUTADOR USANDO OS MÓDULOS BÁSICOS DO BIT SLICES E PERMITE AO PROJETISTA DE HARDWARE PROGRAMAR O SEU PRÓPRIO CONJUNTO DE INSTRUÇÕES.

A UC FORNECE O ENDEREÇO DE MEMÓRIA DE ONDE DEVE RETIRAR UM BYTE OU MAIS, CONHECIDO COMO CHUNK QUE PODE CONTER UM CÓDIGO DE OPERAÇÃO-OPCODE.

ALÉM DO CONTROLO DA POSIÇÃO DE MEMÓRIA QUE CONTÉM A INSTRUÇÃO CORRENTE QUE O COMPUTADOR ESTÁ EXECUTANDO A UC, AO DESCODIFICAR O OPCODE, INFORMA À ULA QUAL A OPERAÇÃO A EXECUTAR: SOMA OU SUBTRACÇÃO NOS PROCESSADORES DE 8 BITS E NOS DE 16 BITS PODEM SER EFECTUADAS INSTRUÇÕES DE SOMA, SUBTRACÇÃO, DIVISÃO E MULTIPLICAÇÃO.

Sem comentários: