quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ARQUTITETURA DE COMPUTADORES (COMPUTAÇÃO) CONVERSÃO ENTRE BASES

Pessoal peço desculpas por ter deixado de postar coisas neste blog desde Maio mas volto hoje com uma aula sobre Conversões entre bases.


Nas conversões temos:

Binário
Décimal
Hexadecimal
Octal

BINÁRIO PARA DECIMAL Para encontrar a correspondência entre um número de base cinco e um número na base decimal, basta fazermos o sumatório dos pesos de cada um dos algarismos em relação à base 10. Por exemplo, para o número 345 : "Soma dos valores vezes a sua posição relativa"
Exemplo:
Dígito 1
Dígito 0

3
4
=  3 x 51 + 4 x 50 = 15 + 4 = 19*
o valor 19 obtido está na base decimal porque o produto de 3 x 51 só resulta em 15 na base decimal; conversão semelhante poderia ser feita para outras bases, desde que as operações de multiplicação e soma fossem efetuadas adequadamente.


DÉCIMAL PARA BINÁRIO (Método das Divisões Sucessivas). Divide-se por 2 até que o quociente seja = a zero (0)
Ai tem uma imagem que vos servirá de exemplo:


  


BASES OCTAL E HEXADECIMAL 
Além das bases decimal e binária também temos mais 2 com interesse para a informática - a base octal ( 8 DÍGITOS 0-7 ) e a base hexadecimal ( 16 DÍGITOS 0-9 E A-F ). O interesse destas duas bases decorre do fato de possuírem um número de elementos base que é potência exata de 2 e que o homem tem dificuldade de trabalhar com o sistema binário

--> Base octal ( 8 digitos ) - 2^3 = 8
--> Base hexadecimal (16 digitos) - 2^4=16

A base hexadecimal é formada por 16 elementos e como a base decimal só possui 10 símbolos os restantes 6 elementos da base são represantados pelas seis primeiras letra do alfabeto : A, B, C, D, E , F

NA PROXIMA AULA DE ARQUITETURA AQUI NO BLOG CONTINUARÁ SOBRE O SISTEMAS ENTRE BASES

Sem comentários: